Eu na horta da vovó, esta parte da horta é nova e eu adorei ir arrancar uns matinhos (sem a vovó ver...ops, ela vai ver agora no blog) |
Lembra tudo o que fiz na outra vez que passei a semana lá (a tartaruga e as atividades de vida prática)? Eu fiz novamente e as vezes eu simplesmente ia para o canto e ficava sozinho e quando a mamãe ia espiar lá estava eu repetindo de maneira automática alguma atividade ou brincadeira no estilo desta que fazemos em casa.
Uma brincadeira que chamou a atenção da mamãe foi esta (da foto acima). Eu coloquei um banquinho , peguei uns vasinhos de planta que estavam vazios da vovó e levei minhas figuras geométricas para brincar ali. E fiquei separando nos vasos cada forma geométrica as vezes por cor, outras pela forma e as vezes falava o nome da forma em inglês.
Eu que inventei esta brincadeira e na verdade o que eu estava fazendo era praticar e fixar o que já aprendi até aqui. Porque eu sou pequeno e gosto de repetição. E o que ninguém fala, porque hoje em dia a palavra "treino" está banida do âmbito educacional, é que ao repetir as atividades sozinho eu estou na verdade "treinando" aquilo que aprendi. Reforçando. Praticando. Como um atleta faz.Espero que você também não tenha medo da palavra treino (risos), a mamãe vai rir se você tiver medo.
Treino nada mais é do que um esforço meu em praticar aquilo que aprendi.
Alguns dos significados da palavra treinar são: capacitar para uma atividade ou trabalho, praticar atividade a fim de adquirir experiência, exercitar, preparar-se para uma competição.
Quando uma atividade é prazerosa nós temos a tendência de repetir ela por vontade própria ou quando é aprendida torna-se automática.Então não tenha medo e treine o que você aprendeu! Com a prática as nossas habilidades tendem a melhorar.
A mamãe ficou tão feliz de me ver ali criando sozinho uma atividade que resolveu fotografar para inspirar outras mamães e papais a continuarem fazendo suas brincadeiras e atividades com seus filhos. Estas atividades vão aos poucos sendo internalizadas e nós crianças vamos aprendendo. E se a atividade que você apresentar não der certo no momento, veja o que fazer.
Se você quiser ver como é incrível o nosso cérebro assista o documentário do NetGeo chamado CÉREBRO AUTOMÁTICO:
O episódio dois fala bastante sobre as muitas ações que fazemos automaticamente e também que muitas das ações que pensamos estar fazendo conscientemente o cérebro já havia "pensado antes" (divertido não é?).
O que minha mamãe mais gosta ao ver estes documentários é como a mente humana é um mistério grandioso e ao mesmo tempo há tantos educadores com suas teorias "fechadas" sobre como uma pessoa pode ou não aprender. As teorias de aprendizagem são muito importante,a mamãe não fala o contrário, mas infelizmente muitos educadores se compartimentam em uma teoria e a transformam em um dogma universal e esquecem que são exatamente "teorias"e que cada criança é diferente e até mesmo apesar de diagnósticos ou limitações físicas, sempre há exceções e esperança.Sempre há quem tenha coragem de transformar e ousar.
Neste link é o episódio dois do documentário:
Cérebro Automático - Ep 2 Poder do... por DOCUMENTARIOSBM
Gostou das Dicas? Conheça nosso espaço de CONSULTORIA EDUCACIONAL.
Ola me chama Bruna, e amei a indicação de uma amiga de seu blog, meu pequeno Marco Antonio, amou trabalhar a criação do mundo, com a caixa sensorial! Obrigada por compartilhar
ResponderExcluirOla Bruna, que ótimo! Sinta-se a vontade para espiar nosso blog e se tiver qualquer dúvida só falar! Abração especial pro Marco Antonio (fiquei feliz que ele gostou da brincadeira) <3
ResponderExcluir