É simples fazer um projeto de leitura. Ele pode partir tanto de um livro como das atividades que você quer trabalhar e só depois escolher o livro.
Neste post você verá um exemplo de projeto que surgiu a partir da leitura do livro.
Nosso projeto foi feito com o livro Panela de Arroz de Luis Camargo. Este livro é maravilhoso, e marcou a infância de minha mamãe e ela achou que seria muito legal ler ele para mim.
Ela leu o livro uma vez e eu pedi para repetir várias vezes. Eu gostei muito da história então a mamãe decidiu fazer um projeto de leitura com ele. Para isto ela considerou três pontos que vai compartilhar aqui na forma de dicas (Clique na imagem para ampliar):
Agora, vamos ver cada um dos pontos da imagem:
O QUE você quer? Pense e anote quais seus objetivos com este projeto (gerais e específicos, e quais conteúdos vai trabalhar).
Por exemplo, em nosso projeto a mamãe queria: Estimular a leitura, desenvolver a linguagem,ampliar a coordenação motora e a minha compreensão matemática.
COMO você vai fazer? Anote as atividades que você pretende fazer para alcançar os objetivos e o duração de seu projeto.
Em nosso projeto, para alcançar os objetivos elencados ali no primeiro item, a mamãe fez as seguintes atividades:
Linguagem: Para desenvolver mais minha fala, nós brincamos de dramatizar o livro. A mamãe releu o livro e eu ajudei a criar um cenário com portas (peças de lego) e bonecos. Escolhi os personagens e os objetos de cena. Para isto nós tivemos que folhear o livro e contar juntos quantas portas tinham no livro, quantos personagens tinham e conversar sobre a história. A mamãe ia lendo as páginas e eu ia com o boneco e dramatizava o que era lido. Ela me mostrou nesta brincadeira todos os ingredientes que o livro apresenta, mostrou as palavras que representam cada ingrediente (principalmente com que letra começa cada ingrediente).
Está gostando do post?
Assine nossa lista e receba novidades semanais:
Sensorial e Coordenação Motora: Eu fiz várias atividades sensoriais (sentir e cheirar os alimentos, misturar eles, manipulei eles a vontade) e depois eu brinquei de pescar os dentes de alhos soltos na água usando uma colher.
Matemática: Depois a mamãe separou os dentes de alho, fez uma boca com eles e nós ficamos brincando como se os dentes de alho fossem realmente dentes. Eu brinquei de contar e se tivesse dez dentes eu colocava a placa com o dez. Aí a mamãe pedia para eu fechar os olhos e perguntava, quantos alhos tinham na boca desenhada?
Eu contava e descobria! E quando chegava a ter dez dentes novamente eu ia e colocava a placa com o número dez.
Avaliar: Para que esta parte do projeto seja realizada é fundamental O REGISTRO e também pensar no produto final do projeto.
Aqui a mamãe resolveu registrar fotografando partes do projeto e postando aqui no blog para que outras mães e professoras/es possam também se inspirar e fazer estas atividades, e como produto final do projeto resolvemos fazer arroz juntos.
As fotos aqui em casa também servem como referência e avaliação, eu sempre vejo as fotos junto com a mamãe e nós conversamos sobre as atividades que fizemos. E quando o papai chega em casa, posso mostrar para ele o que eu fiz e isto estimula um pouco mais a minha fala.
Gostou das dicas? Eu adoro ler, temos leitura aqui em casa todos os dias, mas no inverno é especial pois temos um cantinho com o projeto sazonal de leitura e este livrinho com certeza será lido muitas vezes em nosso cantinho.
Amei tudo
ResponderExcluirSimplicidade é tudo ;)
Excluir