Hoje conversamos sobre o OUTONO, e tem tanta árvore perto da minha casa que eu pude ver de perto como algumas vão perdendo as folhas e outras ainda estão bem verdes. Então, eu saí pelo quintal recolhendo folhas.

A mamãe me deu um pote e falou que eu precisava recolher cinco folhas caídas. Eu não poderia arrancar as folhas das árvores. E as folhas tinham que ter um pouco da cor amarela, que é a cor que a folha fica depois que cai das árvores.
Então eu fui na frente do nosso quintal, e vi umas folhas caídas e me abaixei e peguei:
__UM - eu falei, aí vi umas folhas um pouco mais para frente e andei rápido até lá e falei - DOIS, TEIS, CACO, QUINCO!
__Já? - a mamãe perguntou
E eu respondi fazendo sim com a cabeça e falando:
__Aham! QUINCO.
E voltei para dentro de casa para ver o que nós íamos fazer. Eu estava curioso.
E a mamãe arrumou na mesa uma folha , lápis de cor, cola , pincel, canetinha... e eu fiquei ali, pintei um pouco a folha, depois a mamãe me mostrou que colocando a folha embaixo e pintando aparecia o desenho dela mas eu não gostei muito desta atividade. Então peguei o pincel e molhei na cola e fiquei pintando o papel com cola, e peguei uma folha amarela e colei. Apertei forte na cola e mostrei para a mamãe. E a mamãe falou:
__ Ummmm.
Então eu entendi, era para colar as outras folhas. Aí fui colando
bem rápido. Peguei o potinho de novo e já fui para a porta.
A mamãe perguntou:
__ Aonde você vai?
E eu respondi:
__DEZ FOIAS (*dez folhas) - isto mesmo, eu queria DEZ folhas.
Eu saí andando e olhando em volta, fui um pouco mais pra frente e não vi folhas lá. Aí fui embaixo da parreira de uva, ela estava já com várias folhinhas no chão.
E eu fui pegando rápido e contando: UM, DOIS, TEIS, CACO, QUINCO, SEIS, SETE, OCO, BÓNI, DEZ,BÔZI...
E a mamãe perguntou:
__Você pegou onze folhas?
__AHAM BÔZI - e comecei a voltar para a sala,eu queria logo colar as onze folhas.

__ Qual papel tem mais folhas? O que tem cinco folhas ou o que tem onze?
E assim eu contava e olhava e pensava. E para ajudar a mamãe pedia para eu contar usando os dedos da minha mão. E nós contornamos meus cinco dedos no papel que tinha cinco folhas. E no papel que tinha onze folhas, nós contornamos meus dez dedos e a mamãe falou que ainda nao tinha onze.
Ela perguntou quantos dedos faltavam para chegar ao onze? E começou a contar desde o número um até o onze e eu fiquei olhando os dedos desenhados, e quando ela falou onze eu disse:
__UM - e mostrei um dedo.
E nós contornamos mais este dedo.
A mamãe escreveu números em cada dedo para eu entender melhor. Depois eu até brinquei de contornar a mão da mamãe, mas quando a mamãe tirava a mao do papel não ficava o desenho certinho, eu não sei o que ela faz mas eu não consegui ainda contornar as mãos dela :/ Ela disse que eu tiro a caneta do papel, e não tenho calma...mas é verdade, eu já quero ver o resultado e me afobo.

Assine e
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Será uma alegria ler seu comentário...