Autor: Mariano Sigman
Editora: Objetiva
O que gostei: O livro possui uma linguagem informal, e leigos (como eu) podem aprender mais sobre neurociência sem precisar de um dicionário ao lado. Apresenta conclusões de pesquisas e estudos realizados durante anos e suas conclusões e hipóteses, muitas bem interessantes. E o autor possui um bom humor e criatividade que tornam o tema bem atrativo.
O que não gostei: A cosmovisão do autor é diferente da minha, e, apesar de ser um cientista, como todo autor sua cosmovisão guia algumas das conclusões que discordei, mas nada que invalidasse o livro para mim. Eu realmente pulei algumas páginas que não eram interessantes para meu alvo de leitura,em especial sobre o efeito das drogas no cérebro (o que pode ser interessante para outros leitores).
Por que ler este livro? :
O livro ajuda os pais a compreenderem mais sobre a formação do pensamento da criança pequena, desde o seu nascimento. Possui uma introdução básica e didática de como o pensamento se processa no cérebro, e quebra mitos sobre bilinguismo e linguagem, alfabetização e sobre o próprio aprendizado em si. O livro apresenta a incrível capacidade de aprendizado dos recém nascidos e a enfase no processo cognitivo como além de mera aquisição de novas habilidades e novos conhecimentos.
No livro também fica clara a importância da emoção para o aprendizado e os últimos estudos sobre a formação do pensamento humano, e como este pensamento se processa e se denuncia mesmo antes de ser revelado pelos lábios, mostrando assim os caminhos do pensamento no cérebro. Fala sobre formas de aprendizagem, memorização, leitura e como a aprendizagem acontece no cérebro.
Descreve vários experimentos , resultados e conclusões de forma objetiva, e bem humorada, o que nos joga para dentro do livro em alguns momentos como se estivéssemos tomando um café com o autor.
Nas palavras do autor "é um resumo da neurociência...Eu encaro a neurociência como uma maneira de compreender os outros e a nós mesmos. De nos fazermos entender. De nos comunicarmos."
Citações do livro:
"Às vezes, aprender é perder conhecimento. Aprender é também esquecer. Apagar coisas que ocupam lugar inutilmente e outras que, pior ainda, entorpecem o pensamento."(Mariano Sigman)
"A aprendizagem não depende somente do conteúdo da mensagem, então, mas também da confiabilidade de quem comunica. Isso também revela um paradoxo da educação: os bons professores transmitem completude e , assim, inibem a busca e a exploração do aluno" (Mariano Sigman)
Conhece nossas outras indicações de leitura? AQUI
Ei, os links desta resenha são afiliados, isto significa que ao comprar o livro clicando nestes links você está ajudando o blog a manter esta sala de leitura e sem custo nenhum para você. Legal né?!
Ah, depois de ler o livro comente aqui, vamos conversar sobre ele. Abraços.
Gostou das Dicas? Assine nossa lista
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Será uma alegria ler seu comentário...