Algumas titias perguntam para minha mamãe como é que ela escolhe o que me ensinar e como é que ela avalia o que eu estou aprendendo.
Os temas que a mamãe está trabalhando este ano englobam vários conhecimentos que preparou.
Para organizar o planejamento de 2014, foram considerados três fatores:
1) o que eu já sabia
2) o que o papai e a mamãe achavam importante eu saber
3) o que era necessário que eu soubesse de acordo com os teóricos da Educação (de acordo com minha idade)
Afinal, uma das vantagem da Educação Domiciliar é justamente poder desenvolver um currículo personalizado, então a mamãe não poderia partir de outro ponto que não fosse considerar meus próprios conhecimentos já adquiridos até então.
E foi assim que foi construído o mapa conceitual (figura acima) que serviu de guia para todo o planejamento do ano.
Este é o nosso planejamento, e o seu como ficou???? |
E agora faz três meses que começamos a nos guiar por este mapa e a mamãe disse que já é possível fazer uma avaliação mais geral. Aqui em casa, a avaliação é feita naturalmente. A cada atividade a mamãe observa como estou me desenvolvendo.
E semanalmente tem atividades avaliativas que a mamãe chama de "brincadeiras livres" em ambiente preparado (o termo ambiente preparado vem do método Montessori, ao final tem um link para explicar melhor).
E semanalmente tem atividades avaliativas que a mamãe chama de "brincadeiras livres" em ambiente preparado (o termo ambiente preparado vem do método Montessori, ao final tem um link para explicar melhor).
Foi simples, a mamãe preparou uma brincadeira no chão, fez duas letras A com gravetos e deixou outros gravetos ao lado. Quando eu acordei e vi isto já fui espiar e brincar.
E aí tentei fazer o A também igual ao modelo que a mamãe deixou. Porque uma coisa é eu saber a letra e outra conseguir reproduzir ou copiar, e para isto eu preciso desenvolver mais a minha coordenação motora simples.
Assim a mamãe observou que eu conheço as letras do alfabeto, mas ela tem proporcionado momentos onde eu possa escrever a letra A usando vários materiais diferentes como aqui na foto os gravetos , procurando desenvolver mais minha coordenação (além de outras brincadeiras e atividades paralelas que proporcionam isto, afinal a coordenação se desenvolve naturalmente).
Depois que eu consegui fazer, não igual a mamãe fez mas do meu jeito né, eu vi que o A pode ser um triângulo e fiz um triângulo, aí a mamãe falou que nós podíamos fazer uma casa e fizemos um retângulo embaixo do triângulo.
Então eu fiz outras formas. O Hexágono eu ainda tenho dúvidas mas o Pentágono eu não confundo. E eu fiz sozinho também de fazer a letra T e H.
A mamãe fica observando sempre não só meu conhecimento mas também minha coordenação, a facilidade e dificuldade que tenho ao realizar as tarefas e aí consegue pensar nas próximas atividades. E a mamãe vai encaixando estas atividades dentro do planejamento que ela pensou para 2014.
Então todas as brincadeiras que vocês acompanham aqui no meu blog partem deste mapa conceitual. Depois dele a mamãe fez um planejamento de materiais dentro do orçamento que tínhamos para o ano (se considerar o tanto que se gasta em uma escola nosso gasto para o ano não superou o valor da mensalidade de um mês na escolinha). Assim a mamãe pesquisou materiais, promoções e feiras para encontrar os livrinhos e brinquedos que eu iria usar este ano.
E para cada semana ela pensa um tema guia , que será trabalhado a cada dia de acordo como eu respondo na atividade do dia anterior e seguindo o aspecto ou disciplina que queremos desenvolver...enfim...a interdisciplinaridade em todos os projetos semanais e diários são fundamentais. Só que tudo isto é só para ela mesmo, estas preparações e planejamentos e avaliações, eu não estou nem aí para nada disto...só o que eu preciso saber e que eu sei, é que quando acordo tem uma brincadeira nova para eu brincar, algo novo para explorar ou despertar minha curiosidade. E assim meus dias vão passando cheios de estímulos que para mim são só brincadeiras divertidas.
Quanto ao método pedagógico,a mamãe não se guia por nenhum método específico, nem puramente Montessori e nem totalmente construtivismo...mas a ideia é costurar ao máximo o melhor de cada método e aí adaptar eles para as minhas necessidades.
Pois para ela o termômetro da atividade é o meu sorriso e ah... as minhas sobrancelhas também, sim...é que quando eu me concentro eu aperto as sobrancelhas e isto quer dizer que a atividade está interessante e quando eu sorrio é porque estou me divertindo...e se não for para se divertir na minha idade ...então aprender não vale a pena!
DICAS: Alguns dos LINKS que ajudaram a mamãe a descobrir um pouco mais sobre o que era importante eu aprender:
Blog da titia LU: Estimulando meus filhos
Revista Nova Escola - Planos de aula
Currículo do seu filho
Montessori: ambiente preparado (o método)
Em inglês (pode usar o tradutor, o chrome dá a opção automaticamente):
Homeschool Curriculum Choices
Painel Pinterest
Tips Guide Montessori e 12 a 24 meses
Activities Montessori
Glaucia te acompanho no face e blog e amooooooooo. Tiro altas dicas p adaptar aqui em casa. Obrigadao. Bjs.
ResponderExcluirLegal ler seu comentário Débora! obrigada :)
ResponderExcluirAdorei o seu blog, obrigada por compartilhar tão preciosas dicas e atividades. Tb faço parte do grupo do face. Deus continue lhe abençoando. Um abraço.
ResponderExcluir